Artigos Jardinagem

Conheça aqui 08 passos importantes para ter lindas orquídeas em sua casa

2015-05-12 - 22h26

Conheça aqui 08 passos importantes para ter lindas orquídeas em sua casa

As orquídeas são as plantas mais admiradas e cultivadas em todo o mundo. Possuem os mais variados tamanhos, formatos, colorações de flores e cheiros. As Orquídeas são ótimas opções de plantas para presentear, ter e cultivar em casa. A partir de agora, delicie-se com esse mundo viciante de plantas belas e delicadas que atraem pessoas de todas as idades.

 

1. Tipo de Orquídea a ser cultivada

As orquídeas são classificadas, principalmente, na forma de adaptação na natureza: Epífitas (90% das espécies cultivadas), são aquelas que crescem sob troncos e galhos de árvores, o que lhes deu o nome errôneo de parasitas, pois as orquídeas apenas utilizam os galhos como suporte e se beneficiam dos nutrientes depositados nas folhas e materiais decompostos nas raízes. Terrestres, são aquelas que crescem na terra, poucas espécies possuem valor comercial. Rupícolas, são aquelas que crescem nas fendas de rochas, onde há acumulo de matéria-orgânica e umidade.  

Tipos de Orquideas

Fonte da Foto: www.commons.wikimedia.org

 

 2. Vasos de Plantio - O que escolher?

A escolha do vaso ideal depende do tipo de orquídea e da sua forma de adaptação ao ambiente natural. Para orquídeas Epífitas, as plantas podem ser plantadas em vasos (ideal que sejam furados para o arejamento radicular) ou amarradas a tocos, placas ou em árvores. As rupícolas devem ser plantas em vasos. As terrestres em vasos ou diretamente no chão (jardim) . O tamanho do vaso depende diretamente do porte da planta, vasos muito pequenos irão limitar o  crescimento da planta e, vasos muito grandes, causam desproporcionalidade visual. O ideal é que o vaso seja 2 vezes maior que sistema radicular da planta para permitir um crescimento saudável. 

 Vasos

Fonte da Foto: www.aos.org

 

3. Para que serve a drenagem do vaso?

A drenagem do fundo do vaso é uma das partes mais importantes do plantio de vasos. Vasos com drenagem ruim, propiciam acumulo de água, consequentemente, apodrecimento radicular. E vasos sem elementos drenantes, atraem pragas (minhocas, lesmas e carajumos) que entram pelos furos dos vasos, alimentando-se das raízes prejudicam o crescimento das plantas. Como forma de drenagem sugerimos: Seixos, Argila expandida, cacos de telhas, etc. 

Drenagem

Fonte da Foto: www.flickr.com

 

 4. Qual substrato devo usar?

Substrato é toda a mistura que é usada para substituir o meio de crescimento natural da planta. No caso das Orquídeas, é imprescindível saber qual é o tipo de adaptação ao ambiente, pois orquídeas epífitas morrem se forem plantadas na Terra (entupimento radicular) e orquídeas terrestres, morrem se forem amarradas em troncos. Dessa forma, para as epífitas, o substrato ideal é aquele poroso, composto de casca de pinus, carvão picado, fibra de coco, isopor, esfagno, etc., para as terrestres, terra vegetal, turfa, areia, composto orgânico e para as rupícolas, material poroso misturado à pedriscos. Tem muitas marcas de substratos de orquídeas que comercializam as formulações prontas. 

  Substrato

Fonte da Foto: www.radmegan.com

 

 5. Onde adquirir as plantas?

Hoje temos muitas opções de orquídeas e várias formas de adquiri-las (exposições, orquidários regionais ou internet, em sites de compras). Porém, é imprescindível saber quais as características do habitat da planta (espécies) e informações do vendedor a respeito da planta comprada (luminosidade, tipo de substrato que se adapta, época de florescimento, etc.). 

 Compras de Orquideas

Fonte da Foto: www.latzgardening.wordpress.com

 

 6. Plantio - Como fazer?

O plantio das orquídeas deve ser feito da mesma forma do plantio de outras plantas. Abre-se um buraco no substrato (Epífitas e Rupícolas), planta-se a muda, preenche as laterais e aperta ao redor para firmar a planta. Deve-se observar se a planta possui apenas 1 frente de crescimento, se sim, planta-se na beirada do vaso para permitir o crescimento, se houver mais de 1 frente, planta-se no centro do vaso. No caso de orquídeas terrestres, o plantio deve seguir as plantas terrestres, plantando-se a muda no centro do vaso.

 Plantio de Orquideas

Fonte da Foto: www.orchid-turecky.blogspot.com

 

 7. Água - Qual a quantidade ideal?

A rega é um dos fatores mais importantes no cultivo das orquídeas. Em ambientes fechados, como estufas, as plantas precisam de água constantemente. Todas as orquídeas que estiverem soltando brotos (pleno crescimento) necessitam de água em abundancia. As plantas precisam ser regadas 2 vezes por semana no inverno e 3 a 4 vezes no verão. O ideal é que as plantas fiquem expostas à chuva (proteger de chuvas torrenciais pelo risco de estragar as plantas). Orquídeas Phalaenopsis não gostam de água no centro das folhas, pois a mesma se acumula e causa o apodrecimento foliar, o ideal é molhar apenas o substrato. 

 Rega de Orquideas

Fonte da Foto: www.mostbeautifulorchid.com

 

 8. A planta deve ficar no sol ou na sombra?

A luminosidade é um fator importante no cultivo de orquídeas, alem de ser participar ativamente da fotossíntese, também é um fator importantíssimo no metabolismo das plantas, porém depende diretamente das características de crescimento natural da espécie. Geralmente, as micro-orquídeas crescem à sombra e as rupícolas, sob o sol direto. Sob a luz excessiva, as folhas ficam amareladas, queimadas e com aspecto doente e, na ausência da luz, a planta fica com coloração verde escura, crescimento lento e ausência de flores. A luminosidade pode ser dosada com o uso de sombrites

 Luminosidade

Fonte da Foto: www.orchidboard.com

 

Em breve: Adubação, a arte de alimentar Orquídeas