Artigos Jardinagem

Adubação, a Arte de Alimentar Orquídeas

2015-05-18 - 09h46

 10 Maiores dúvidas na alimentação das orquídeas

Quem já tentou cultivar orquídeas já se deparou com uma grande dúvida: Comprei um vaso de orquídeas com flor, a flor caiu e ela não produziu mais, o que aconteceu? Vamos responder essa e outras dúvidas através das 10 maiores dúvidas na alimentação destas maravilhosas plantas.

 

1. Do que as orquídeas se alimentam?

As orquídeas são consideradas as plantas mais evoluídas do reino vegetal. São encontradas em todo o mundo exceto na Antártida, se adaptam a vários tipos de climas, regiões e vegetações. Porém, como todo ser vivo, necessita de nutrientes para crescer e desenvolver. Se, for feito uma secagem de uma orquídea e desse material for extraído todos os elementos que a compõe, uns terão teores superiores a outros, aqueles com altos teores são os elementos essenciais (são nutrientes requisitos em alta quantidade pelas plantas, participam ativamente do metabolismo das plantas e, na ausência deles, as plantas morrem) e os benéficos (a planta sobrevive na ausência deles, porém na sua presença, a planta apresenta algum benefício no crescimento e desenvolvimento). Se as orquideas nao receberem a alimentação necessária para a sua sobrevivencia, elas apresentam sintomas de deficiencia, como por exemplo, amarelecimento, queimaduras foliares, desenvolvimento lento, ausencia de flores, etc.

 Deficiencia

 Fonte da Foto: www.wikihow.com

2. O que são fertilizantes?

Fertilizantes são as fontes dos nutrientes que as plantas necessitam para o seu completo ciclo de vida (semente a semente). Os fertilizantes são separados por tipos: 1. Químicos, fontes de nutrientes que para ser produzido passou por algum processo químico, podem ser sólidos (sais – nutrientes a serem dissolvidos em água ou granulados – nutrientes para aplicação direta no Solo) ou líquidos (concentrados – devem ser diluídos em água ou pronto uso – pronto para usar nas plantas). 2. Orgânicos, são as fontes originadas da fermentação ou decomposição de resíduos naturais, esterco bovino, cama de aviário, tortas vegetais, turfa, etc., podendo ser sólidos ou líquidos. 3. Minerais (Pós de rocha), é um segmento crescente no nosso país e, se caracterizam, pela moagem de rochas ricas em nutrientes e aplicação direta ao solo. Para cada tipo de fertilizante há uma concentração de nutrientes e liberação para as plantas, sendo que os químicos possuem alta concentração e rápida liberação, os orgânicos, baixa concentração e média liberação e os minerais, media concentração e baixa liberação. 

 fertilizantes

Fonte da Foto: www.wisegeek.com 

3. Quais os principais nutrientes para alimentar orquídeas?

As orquídeas precisam de nutrientes nas suas diferentes fases da vida. Sendo estes requisitados em todas as fases do crescimento das plantas, pois seu metabolismo não reduz as atividades na alternância de uma fase para outra. Mesmo que a planta esteja produzindo flores, ela também está realizando a fotossíntese, enraizando, crescendo bulbos, folhas etc. Dessa forma, os nutrientes essenciais são de grande importância na alimentação das plantas. 

Os nutrientes essenciais são os macronutrientes primários Nitrogênio (N = Crescimento), Fósforo (P = Enraizamento) e Potássio (K = Florescimento e Frutificação), macronutrientes secundários Cálcio (Ca = crescimento do tecido celular), Magnésio (Mg = Fotossíntese) e Enxofre (S = Metabolismo das plantas) e micronutrientes Boro (B = crescimento, florescimento e frutificação), Cloro (Cl = metabolismo), Cobre (Cu = resistência a doenças) Ferro (Fe = Fotossíntese), Manganês (Mn = Fotossíntese), Molibdênio (Mo = metabolismo), Níquel (Ni = metabolismo) e Zinco (Zn = Enraizamento). Os benéficos, Cobalto (Co = Metabolismo), Selênio (Se = resistência ao ataque de insetos), Silício (Si = resistência foliar ao ataque de pragas) e Sódio (Na = metabolismo). Na ausencia de algum dos nutrientes, as plantas apresentam deficiencias, podendo ser amarecelicimentos, queimaduras foliares, crescimento lento, ausencia de flores e em piores casos, a morte da planta. Dessa forma, quanto mais completa for à formulação do produto adquirido, melhor o resultado para o crescimento das orquídeas.

  Com e sem adubo

Fonte da Foto: www.aos.org

4. Qual o tamanho ideal para se adubar uma orquídea?

As orquídeas devem ser alimentadas em todas as fases de crescimento, principalmente, devido ao seu crescimento lento e pela formação de bulbos, ocorrer apenas 1 vez ao ano. As orquídeas, geralmente, levam de 5 a 7 anos para estarem adultas. Algumas plantas podem produzir flores prematuramente.

 adubacao

Fonte da Foto: www.abrc.sinica.edu.tw  

5. Raízes ou Folhas, onde devo adubar?

A planta possui 2 formas de absorver nutrientes: pelas Folhas e pelas raízes. As folhas são altamente eficientes na absorção de nutrientes por possuírem no seu tecido, pequenas bocas denominadas estômatos. Além disso, a adubação foliar é denominada “injeção na veia”, pois os nutrientes são absorvidos e direcionados para as suas necessidades dentro do metabolismo das plantas. Como a maioria das orquideas sao epífitas, na aplicação foliar, molha-se toda a planta (raízes, bulbos e folhas). As raízes das orquídeas possuem a função principal de sustentação da planta e em segundo plano, absorção de nutrientes. Essa absorção depende principalmente da mobilidade dos nutrientes e das suas funções dentro do metabolismo das plantas. Os nutrientes N, P, K, Mg e Cl, são considerados móveis e o Ca, B, Mn, Fe, Zn, Cu, Mo e S, imóveis ou de baixa mobilidade dentro da planta. Sendo que, os móveis podem ser aplicados nas folhas que chegarão até as raízes para desempenhar suas funções, porém, os imóveis ou de baixa mobilidade, devem ser aplicados no lugar de absorção ou deficiência.

 Aonde adubar - Orquideas

Fonte da Foto: www.asknature.org

6. Qual o melhor horário para se adubar as plantas?

Se a adubação for feita via raízes, não tem um horário ideal para a adubação. No entanto, se for foliar, é importante que seja nas horas mais amenas do dia, para que os nutrientes que são pulverizados nas folhas não causem reações prejudiciais ao tecido foliar pela incidência dos raios solares, queimaduras, por exemplo.

 Horário Adubação Orquideas

Fonte da Foto: www.bet7g.com

7. Rega na adubação

Após a adubação no solo ou substrato, é importante regar a planta para que o fertilizante inicie a sua reação e liberação dos nutrientes para a absorção das raízes das orquídeas. Os adubos organicos sólidos, fermentam na presença de umidade, com isso os microorganismos presentes na fermentação liberam os nutrientes para a absorção radicular, um adubo muito utilizado é o Bokashi. No caso de formulações foliares, é importante seguir a recomendação do fabricante e as informações contidas nos rótulos dos produtos.

 rega após adubação

Fonte da Foto: www.slippertalk.com

8. Repetindo a adubação

A adubação feita apenas 1 vez não é suficiente para garantir o pleno desenvolvimento das orquídeas, é importante repetir a adubação, pois as planta precisam de nutrientes constantemente para crescerem sadias e produzirem flores. Por isso, as adubações devem ser feitas conforme recomendações do fabricante do produto.  

9. Adubação e Florescimento

Como as flores das orquídeas são feitas de tecido muito fino e delicado, é preciso ter muito cuidado no momento de adubar as plantas, para que nada prejudique a beleza deste momento. É importante que a adubação foliar não seja feita durante o período de florescimento das orquídeas, pois como as formulações de fertilizantes foliares contêm produtos que queimam ou mancham as flores das orquídeas. No caso da adubação do substrato, não há nenhum problema desde que não haja resquícios dos produtos por cima das plantas.

 Close

Fonte de Foto: www.ezrasf.com

10. Várias Formulações no mercado, o que devo adquirir?

 Ao se procurar produtos para adubação de orquídeas, encontramos vários produtos nas prateleiras. É importante saber que não é o maior percentual da fórmula que garante um maior desenvolvimento. Na realidade, quanto maior o percentual, maior é a perda ou desperdício nutricional. As plantas precisam de um baixo percentual de nutrientes para o seu desenvolvimento, senão não sobreviveriam por tanto tempo na natureza. No entanto, é importante que, mesmo que a concentração seja baixa, ela seja constante, para que o crescimento acompanhe os resultados esperados. Aqui no site, temos produtos para orquídeas, que estão no mercado há vários anos e garantem com satisfação o crescimento saudável das plantas.

 

Gostou do artigo? Curta e compartilhe em suas redes sociais !!!

 E não perca...em breve: Controle de Pragas em Plantas - como fazer.