Artigos Jardinagem

Conservação de Rosas - 05 dicas para manter seu buquê de rosas lindo por mais tempo!

2015-06-09 - 17h15

Ganhou um Buquê de rosas? Veja aqui as dicas para conservá-lo bonito por mais tempo.

 

Enfim chegou o Dia dos Namorados!!! Flores, aromas, sentimentos, romantismo, mas como conservar essas sensações e perfumes por mais tempo? Como ter todo amor e carinho presenteado em flores em um momento inesquecível por mais alguns dias? Como não deixar as sensações terminarem no despedaçar das flores? Conheça agora algumas dicas para manter as flores vivas por mais alguns dias...

1. Cuidados iniciais...

O primeiro cuidado com o buquê é retirar toda a embalagem, fitas e outros enfeites para facilitar a respiração das plantas. Antes de colocar na jarra, certifique-se que o recipiente esteja bem limpo assim como a água que será utilizada.

 

buque

Fonte da Foto: www.imgbuddy.com

2. Por que as flores murcham rapidamente após serem presenteadas?

Um dos principais motivos que pode reduzir a vida útil das flores é a drenagem insuficiente. É importante que seja feito um corte 2 cm acima da base do buquê em diagonal (bisel), utilizando-se uma tesoura de poda ou estilete afiado, para não provocar o esmagamento dos canais de absorção da haste floral. Estes cortes devem ser feitos embaixo de água corrente para evitar a entrada de ar nas hastes.

haste

Fonte da Foto: http://www.wikihow.com/Graft-Roses

3. A água da jarra

Após os cortes das hastes, adicione para cada 1 litro de água, 50 mL da solução feita pelo suco de ½ Limão, 2 colheres chá de açúcar cristal e 2 colheres de chá de vinagre branco. Essa solução além de evitar o crescimento de fungos, algas e bactérias, hidrata a haste floral e nutre a mesma através do açúcar contido na água. Coloque o buquê na água. Verifique se a água é suficiente para cobrir todas as hastes e remova com cuidado as folhas que estiverem submersas para evitar a contaminação por bactérias. Se houver muitas folhas no vaso, retire o excesso para facilitar a respiração das flores. Remova também os espinhos.

É comum ao receber o buquê colocá-lo diretamente na jarra sem cortá-lo. Entre a confecção do buquê e a entrega, passa-se um tempo e a haste da rosa fica seca (desidratada), fechando os canais de absorção de água da planta. Por isso é muito importante realizar este procedimento antes de colocar na jarra.

 

jarra

Fonte da Foto: www.proflowers.com

4. Exposição do Buquê

Depois de finalizar os procedimentos anteriores, escolha um local fresco e arejado, sem exposição direta ao sol e vento e, principalmente, distante do ar condicionado. Para mantê-las bonitas por mais tempo, é recomendado trocar a água do vaso diariamente e remover folhas, flores ou pétalas que estiverem morrendo.

 

jarra

Fonte da Foto: www.wessexflowercompany.co.uk

5. Conservação de Flores e Pétalas secas

 Para aqueles que querem guardar um recordaçao do buque recebido, seguem algumas dicas:

petalas

Fonte da Foto: www.greenbrideguide.com

a) Para a Secagem de Flores utilize a prensa de papel

Utilize jornais velhos ou uma lista telefônica sem utilidade para fazer as prensas. Acomode as pétalas sobre as páginas, sem que fiquem dobradas em nem sobreponha uma à outra, feche a pagina e passe para a seguinte. Coloque um peso em cima e deixe por 2 a 4 semanas. Quando retirar, guarde em uma caixa de papelão com folhas de papel toalha ou manteiga. Tenha cuidado no manuseio, pois as mesmas estarão quebradiças.

b) Flores e Pétalas desidratadas com Sílica Gel 

A sílica é um dos componentes da areia, não retém água e é capaz de absorver a umidade e produzir um ambiente seco. Pode ser encontrada na coloração branca ou azul. Para secar flores com sílica, use uma caixa plástica bem vedada ou um vidro de boca larga. Coloque as pétalas das rosas no recipiente e preencha com a sílica até cobri-las totalmente. Aguarde em média 48 horas e retire as pétalas com uma pinça. A sílica pode ser reutilizada deixando-a em um forno convencional por alguns minutos a uma temperatura em torno de 130ºC. É um método mais oneroso pelo custo da sílica, porém é o único que preserva a coloração das flores mais delicadas por mais tempo.

Gostou do artigo? Curta e compartilhe em suas redes sociais !!!