Artigos Jardinagem

Ganhei um vaso de Flor. Como cuidar para que a planta permaneça bonita?

2015-08-13 - 14h00

Ganhou um vaso de Flor? Saiba em 07 Passos como cuidar para que a planta permaneça bonita

 

As plantas comercializadas nos supermercados e floras possuem o sistema radicular muito sensível. São cultivadas em substratos (produtos que servem apenas para substituir a terra, não absorvem água e não possuem nutrientes para a alimentação das plantas). São plantas cultivadas para terem baixa durabilidade no mercado. Nas estufas onde são produzidas seu sistema radicular é alimentado por fertilizantes diluídos na água. Quando estão adultas e aptas para comercialização a adubação é interrompida e a planta acaba sofrendo devido à falta dos nutrientes necessários para o seu crescimento. Por isso que, quando voce compra um vaso de Begônia, que está bonito e cheio de flores, depois de 15 dias a planta começa a murchar, mesmo que haja água. Saiba agora, em 07 Passos o que fazer para garantir que a planta sobreviva e produza flores continuamente.

1º Passo - Escolha do Vaso

O vaso que irá receber a Planta deve ter 2 vezes o tamanho do vaso em que a planta está acondicionada. Dessa forma, haverá o crescimento e renovação radicular, garantindo o desenvolvimento da planta.

pots

Fonte da Foto: www.baag.com.au

2º Passo - Dreagem do Vaso

Se o vaso escolhido não possuir furos no fundo, o mesmo deve ser feito com a utilização de uma furadeira. Se já possuir, a drenagem deve ser feita com manta bidim, argila axpandida, brita, seixos, etc. Deve-se colocar uma camada de 5 cm da argila expandida no fundo do vaso para que tenha uma boa drenagem. O excesso de água no sistema radicular ocasiona o apodrecimento do mesmo.

furadeira

Fonte da Foto: www.hgtv.com

frenagem

Fonte da Foto: www.beesandchicks.wordpress.com

3º Passo - Terra para Plantio

A terra que deverá ser usada deve ser rica em nutrientes. O ideal para este plantio são os Condicionadores de Solo "Classe A", pois possuem matéria orgânica e nutrientes em sua composição. Além de serem orgÂnicos, estes produtos são isentos de elementos contaminantes que são prejudiciais à saude. O condicionador de solo "Classe A" ou terra vegetal (deve possuir esterco de curral em sua composição) deve ser colocado acima do elemento de drenagem até a borda do vaso.

terra

Fonte da Foto: www.terranovalandscapes.co.uk

esquema

 Fonte da Foto: www.myenvironmentalistgarden.blogspot.com

4º Passo - Plantio

Não é necessário esperar a queda das flores para fazer o plantio. Como a planta gastou todo seu nutriente para florir ela não possuirá energia suficiente para enraizar e crescer, a menos que ela absorva da terra ou pelas folhas. Após colocação do condicionador de solo ou terra vegetal, deve ser feito um buraco no centro do vaso para plantio do torrão (sistema radicular com substrato) do vaso de flor. É extremamente importante retirar o vaso de plástico ou sacola plástica para o plantio. Não é necessário cortar o torrão, apenas esfarelar um pouco, apertando-o para liberar as raízes, para que, em contato com a terra, ela possa absorver os nutrientes. Após feito o buraco, preenche-se com a terra e aperta-se ao redor para que a planta fique firme no vaso.

begonia plantio

Fonte da Foto: www.lakeside67.wordpress.com

5º Passo - Condições ideais de crescimento

A maioria das plantas sobrevive na ausencia do sol direto, necessitam apenas, da claridade. É importante protegê-las do vento, pois ele desidrata as plantas mais rápido que o sol. Suculentas e cactos são plantas de sol e portanto, devem ser acondicionadas debaixo do sol direto. Calanchoe, Gérbera, Ciclamen e Flor de seda, são plantas que desenvolvem bem com luz indireta (janelas). Begônias e Violetas preferem sombra, os raios solares queimam suas folhas e desidratam seus caules. As plantas precisam de água para sobreviver, porém tanto o excesso quanto a falta são prejudiciais para o seu crescimento. Sempre que for molhar o vaso, verifique se a terra está seca, algumas plantas como a Begonia não toleram o excesso de água, por isso evite molhar demais ou deixar o pratinho com água. Já as violetas gostam que o pratinho tenha água, desde que não haja excesso. Suculentas e cactos sao mais tolerantes à seca, o excesso de água ocasiona mela da planta.

begonia

Fonte da Foto: www.westcarlston.com

6º Passo - Adubação de Crescimento

As plantas envasadas (vendidas em vasos) possuem uma maior necessidade de nutrientes por terem sido condicionadas dessa forma durante todo o seu ciclo de crescimento. É importante que a adubação nutricional siga as orientações contidas na embalagem dos produtos. O excesso de fertilizantes é prejudicial às plantas.

cyclamen

Fonte da Foto: www.wallsnursery.com.au

7º Passo - Cuidados com a Planta

As plantas estão susceptíveis ao ataque de pragas. O ataque das pragas é maior na época de baixa umidade do ar (inverno). Dessa forma é importante tomar alguns cuidados para evitar que estas pragas ataquem suas plantas. No mercado estão disponíveis produtos orgânicos com grande eficiência no combate e controle destas pragas. Armadilhas amarelas para serem penduradas próximas aos vasos ou mesmo aquelas para serem colocadas diretamente nos vasos, servem para controle e identificação de pragas voadoras. Para o combate de lesmas e caracóis, pragas agressivas que comem as plantas à noite, devem ser combatidos com lesmicidas orgânicos. É importante controlar a prag,a pois sua única função, é se alimentar das nossas plantas.

lesma

Fonte da Foto: www.lostintheflowers.com

Após esses 07 Passos suas plantas e flores irão deixar sua casa mais bela do que nunca !!!