Artigos Jardinagem

Cultivo de Samambaias, saiba como ter mais verde em sua casa

2015-08-14 - 18h00

Saiba em 07 Passos como Cultivar samambaias e ter belas plantas em casa

Samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas são alguns dos exemplos mais conhecidos de plantas do grupo das pteridófitas. A palavra pteridófita vem do grego pteridon, que significa 'feto'; mais phyton, 'planta'. As brotações destas plantas se assemelham a posição de um feto humano no útero materno. As samambaias possuem alto valor como plantas ornamentais e, algumas plantas, podem crescer até 15 metros de altura. São plantas comercializadas em substratos. Os substratos são produtos utilizados para substituir a terra, são leves, e sem capacidade de retenção de umidade e nutrientes, dessa forma, as plantas nao conseguem sobreviver por um período superior a 30 dias. É importante que, assim que adquirir o vaso, seja feito o replantio para garantir o crescimento saudável da samambaia.

1º Passo: Escolha do vaso

As samambaias podem ser plantadas em qualquer vaso desde que o mesmo nao retire a umidade ideal para as raízes. No caso de vasos de cerâmica é importante utilizar um impermeabilizante interno para impedir que a própria cerâmica absorva a umidade da terra, desidratando as raízes das plantas. Um vaso muito utilizado era o de xaxim, porém com a proibição devido ao risco de extinção desta planta, que também é uma samambaia, substituiu-se o mesmo pelo coxim (vasos de fibra de coco). Porém o coxim acumula água em excesso atraindo lesmas e caramujos para as plantas. 

 pots

Fonte da Foto: www.baag.com.au

2º Passo: Terra ideal

As samambaias sao plantas altamente exigentes em umidade no solo. Dessa forma, o ideal é utilizar no plantio um Condicionador de Solo "Classe A", pois além de ser orgânico, esse produdo possui alta capacidade de retenção de água. Além disso, os condicionadores de solo "Classe A" possuem nutrientes e matéria organica em sua composição que garantem às plantas mais saúde e crescimento radicular e foliar por um maior período de tempo.

soil fern

Fonte da Foto: www.soils.org

3º Passo: Plantio

Para se fazer o plantio da Samambaia, é importante antes, fazer uma drenagem do vaso. Essa drenagem pode ser feita colocando-se uma camada de 5 cm de brita, seixos, argila expandida, isopor, etc., ou um pedaço de manta Bidim ou sombrite no fundo do vaso. Posteriormente, completa-se todo o vaso, até a borda, com Condicionador de Solo "Classe A", faz-se um buraco referente ao torrão que contém as raízes da samambaia, planta a muda e aperta em volta para que ela fique bem firme. Depois do plantio, deve-se molhar o vaso e completar com Condicionador de Solo, se houver necessidade.

plantio

Fonte da Foto: www.greenjeane.blogspot.com

4º Passo: Condições ideais de crescimento

Samambaias sao plantas que crescem na sombra e em locais de alta umidade. Porém nao gostam de locais onde há ventos constantes. O vento desidrata a planta mais rápido que o sol, pois retira das folhas a microcamada de umidade formada para manter as mesmas hidratadas. É importante manter o vaso da samambaia sempre úmido. Plantas com pouca rega ficam amareladas e suas folhas secam rapidamente.

samambaia

Fonte da Foto: www.onlineplantguide.com

5º Passo: Adubação de crescimento

Assim como todas as plantas, as samambaias apresentam excelentes resultados quando recebem nutrientes. É através dos nutrientes que as plantas realizam o seu crescimento radicular e foliar, coloração esverdeada das suas folhas e aumento das brotações. Essa adubação deve ser feita utilizando-se Fertilizantes foliares diluídos em água e aplicados nas folhas, uma vez a cada 7 ou 15 dias, com o uso de um pulverizador. É importante seguir as recomendações do fabricante do produto. 

 broto

Fonte da Foto: www.en.wikipedia.org

6º Passo: Cortes de mudas

Como as samambaias sao plantas que apresentam muitas folhas, seu crescimento é acelerado após a adubação. É importante que após o enchimento do vaso, seja feito o corte ou separação das mudas, para que esse crescimento nao sufoque as novas brotações. Esse corte deve ser feito diretamente no rizoma (sistema radicular das samambaias), devendo-se deixar 2 a 3 brotos em cada um ou separando-se todo o sistema radicular, em 2 ou 4 partes. O plantio dessas mudas deve ser feito da mesma forma que o plantio inicial.

 

plantio fern

Fonte da Foto: www.smallnotebook.org

corte rizoma

Fonte da Foto: www.northeastflora.myspecies.info

7º Passo: Controle de pragas

As samambaias sao plantas que apresentam alta concentração de folhas e dessa forma atrai pragas muito agressivas na alimentação foliar. Para o controle das Lagartas, pode ser feito uma catação manual das mesmas. O controle de lesmas e caracóis deve ser feito com o uso de lesmicida orgânico. Para outras pragas, deve-se deixar dependurado ou colocado nos vasos armadilhas de placas amarelas que são atrativos naturais para os insetos voadores, que ficam grudados no momento do pouso. Já as cochonilhas, pulgão e trips, pode ser utilizado um inseticida organico de grande espectro para o controle (vide produtos no site). Dessa forma, as pragas são controladas de forma organica, nao havendo o risco de se prejudicar pássaros, animais domésticos e a saúde do aplicador.

lagarta

Fonte da Foto: www.mpg.de