Artigos Jardinagem

Técnicas naturais para o controle de pragas em plantas

2015-09-29 - 10h00

Aprenda em 3 Passos como controlar Pragas em Plantas de forma simples e natural

Para resistir ao ataque das pragas, as plantas precisam estar saudáveis, com a imunidade em alta. As variações climáticas são fatores drásticos para o desequilíbrio e aumento na agressividade do ataque das pragas. Esses desequilíbrios afetam diretamente a saúde do jardim e das espécies cultivadas dentro de casa.

Passo 1. Formas de disseminação das pragas

A maioria das pragas são disseminados pelo vento. Suas formas de infestação possuem tamanho muito pequeno, praticamente invisíveis aos olhos humanos, no caso de pulgões, cochonilhas, afídeos e trips, ou tamanhos médios, no caso de borboletas e mariposas. As formigas, cupins, lesmas, caracóis e algumas lagartas são caminhantes, estas pragas, caminham do solo até seus locais de ataques, geralmente, as folhas.

praga

Fonte da Foto: www.pestnet.org

Passo 2. Formas de ataques das pragas

Para facilitar o controle das pragas é importante conhecer suas formas de ataque. Algumas pragas são mais agressivas no inverno e outras no verão, dependendo apenas da quantidade de água do ambiente. O clima quente ou seco faz com que os insetos se desenvolvam e se reproduzam mais rapidamente. A baixa umidade relativa do ar deixa as plantas vulneráveis, agravando ainda mais, o ataque das pragas. As pragas possuem 4 formas principais de atacar as plantas: 1. Sugando a seiva, geralmente, por insetos formadores de colônias, como cochonilha, pulgão, afídeos, trips, mosca branca, entre outros, neste caso, o local de ataque fica amarelado. 2. Corte da folha, no caso de formigas cortadeiras. 3. Mastigação da folha, no caso de grilos, gafanhotos, besouros,entre outros. 4. Raspa da folha, no caso de lesma, caracol, caramujo e lagartas.

praga1

Fonte da Foto: www.ecohomeideas.com

Passo 3. Métodos de prevenção e controle de pragas

Geralmente, as pragas atacam as plantas nos momentos de debilidade nutricional, excesso ou stress hídrico. É importante que as plantas estejam bem nutridas e regadas para que possam tolerar ou rebrotar após o ataque. Além disso, é possível através de alguns produtos naturais, fazer um tratamento preventivo. O produto mais utilizado é o óleo de neem, outros, como o fumo de rolo, sabão de coco, óleo de cozinha + detergente e pimenta malagueta, também são eficientes no tratamento preventivo e combate inicial das pragas. Até o momento, para o combate orgânico, o produto mais eficiente disponível no mercado é o Inseticida Spruzit, da Empresa alemã Neudorff. Este produto é distribuído pela Terral em Minas Gerais e pode ser facilmente encontrado nos nossos parceiros. Além deste, seguindo a mesma linha de produtos orgânicos, temos o lesmicida Ferramol (único produto no mercado tóxico apenas para lesmas, caracóis e caramujos), as Armadilhas de Placas Amarelas (grande para dependurar e pequena para enfiar no vaso) onde a coloração é um atrativo para insetos voadores e a fita adesiva para controle de formigas cortadeiras e lagartas que sobem o tronco das árvores para o ataque. Medidas simples porém eficazes no controle orgânico de pragas.

praga2

Fonte da Foto:www.pesticideresearch.com