Artigos Jardinagem

Tenha sucesso na enxertia de cactos e crie belos arranjos

2016-01-11 - 09h00

Aprenda em 04 Passos a fazer enxertia em cactos e crie belos arranjos

Cactos

São plantas pouco usadas em paisagismo devido à agressividade dos seus espinhos. São adaptados a ambientes extremamente quentes ou áridos, apresentando ampla variação anatômica e capacidade fisiológica de conservar água. Seus caules são suculentos e verdes, possuem clorofila, tecido responsável pela fotossíntese necessária para a vida e crescimento. Os espinhos ou cladódios são considerados folhas modificadas utilizadas para reduzir a perda de água e manter a planta hidratada em períodos de escassez hídrica. Os cactos são plantas espinhentas que crescem tanto como árvores, arbustos ou forrações. A maioria diretamente sobre o solo, mas há grande quantidade de espécies epífitas. Por algumas espécies possuirem caule grosso e raízes resistentes, são muito utilizados comercialmente, na enxertia de outras espécies de cactos de colorações diferentes e presença de flores. Enxertia de cactos é a técnica de unir a parte superior de um cacto com a inferior de outro para gerar maior crescimento, resistência e beleza do arranjo.

cactos 1 

Fonte da Foto: www.cactiguide.com

1º Passo - Escolha do porta-enxerto

Algumas espécies de cactos são mais adaptáveis à enxertia que outras. Para a escolha do porta-enxerto, é importante se ater às seguintes características: resistência radicular, largura do caule, mínimo ou ausência de espinhos, ausência de látex (alguns são tóxicos e causam dermatites no contato). As espécies mais utilizadas para este fim são: Cereus jamacaru (Brasileirinho), Cereus stenogonus, Cereus hildmannianus, Trichocereus pachanoiMyrtillocactus geometrizansHylocereus undatus (Pitaya), Pereskiopsis sp., etc. 

pitaya

Fonte da Foto:  www.massspectrumbotanicals.com

2º Passo: Enraizamento do Porta-enxerto

Para utilizar a enxertia, o porta-enxerto deve estar plantado no vaso definitivo e com pleno desenvolvimento. O enraizamento do cacto deve ser feito da mesma forma que as suculentas (Ver artigo Propagação de Suculentas). Alguns cactos enraizam mais rápidos que outros. A verificação pode ser feita puxando levemente o cacto e, se houver resitência na saída, significa que há raízes impedindo. Após a formação das raízes, o cacto deverá ser plantado em um vaso contendo o seguinte substrato: 50% Condicionador de Solo "Classe A", 25% Areia, 10% Nutrientes (Cinzas de churrasqueira, casca de ovo moída ou calcário e Superfosfato simples) e 15% Húmus de minhoca. A cobertura do vaso pode ser feita com seixo perolado.

 enraizamento cacto

Fonte da Foto:  www.cactiguide.com

3º Passo: Escolha do Enxerto

Vários cactos podem ser utilizados na enxertia. A maioria possui coloração e formatos diferentes. Os cactos coloridos, por exemplo os Gymnocalycium mihanovichii (Cactos lua), originários da América do Sul, possuem a pigmentação vermelha , laranja ou amarelo subjacente. Como a clorofila, tecido verde das plantas, é necessária para a fotossíntese (processo químico que dá energia à planta), essas plantas morrem facilmente se não forem enxertadas em outro cacto com clorofila normal. Por isso essa espécie de cacto é tão utilizada na enxertia comercial. Outras espécies utilizadas são Chamaecereus silvestrii (Cacto amendoim), Opuntia microdasys (Orelha de coelho, orelha de Mickey), Schlumbergera sp., etc.

 cactos

Fonte da Foto: www.plantsarethestrangestpeople.blogspot.com

4º Passo: Como fazer a enxertia

Para fazer a enxertia será necessário uma faca afiada e esterilizada em fogo e fita plástica ou adesiva. Deverá ser feito um corte transversal no porta enxerto e outro no enxerto, ambos devem ser fixados um no outro e amarrados com a fita (plástica ou adesiva) para ficarem bem firmes. O corte no porta-enxerto irá secar e o enxerto ficará preso. O enxerto irá absorver os nutrientes, a água e fazer a fotossíntese a partir do porta-enxerto. As brotações laterais no porta-enxerto deverão ser retiradas para que elas nao retirem a força e prejudiquem o crescimento do enxerto. O vaso deverá ser acondicionado na sombra até o pegamento completo do enxerto. Em seguida, deverá ser aclimatado (receber luz direta) aos poucos para sua completa adaptação.

enxertia1

Fonte da Foto: www.cdn.preterhuman.net

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais !!!