Artigos Jardinagem

Aprenda a montar o vaso de sete ervas e harmonize seu lar

2016-03-01 - 10h00

Harmonize sua casa: cultive com sucesso um vaso de Sete ervas

Natureza é saúde e bem estar. Desde a época dos nossos avós ouvimos dizer a respeito de mau olhado. E sabemos que, mesmo de forma intuitiva, as plantas e flores naturais, além de embelezar, transmitem ao ambiente e às pessoas boas energias e ótimas vibrações. Isso acontece porque as plantas emitem e trocam energia com os ambientes e as pessoas, influenciando tudo e todos.

Os alquimistas sempre cultivaram as flores, plantas e ervas. Desde a antiguidade eles as manipulam com a intenção de adquirir todas as energias benéficas presentes em sua aura. Dessa forma eles se fortaleciam e tinham o poder de fortalecer ao outro. Isso acontece porque as plantas, assim como nós, possuem energia, que variam de acordo com a sua espécie. Dessa forma a energia que cada planta irradia ou atrai varia e com ela as suas propriedades.

Um vaso com as sete ervas pode ser colocado em qualquer ambiente que se deseja proteção e limpeza energética. Coloque na sala, na porta de entrada, no varanda, na cozinha, na recepção ou no escritório, ao lado de sua mesa de trabalho. Porém, estes ambientes devem ter abertura para áreas externas como janelas e portas, pois estas plantas precisam de luz, sol e ar circulando.

vaso 7 ervas

Fonte da Foto: www.pinterest.com

O vaso deve ser composto pelas seguintes ervas:

# Manjericão, Alecrim e Espada-de-São-Jorge. Essas três ervas harmonizam o ambiente. A espada simboliza a proteção e a força de São Jorge. O manjericão traz alegria e amor. E o alecrim nos aproxima do sagrado.

alecrim

Fonte da Foto: www.healthbenefitstimes.com

# Arruda, Guiné, Pimenta e Comigo-ninguém-pode. Já essas quatro ervas têm energias quentes, limpam o local de fluidos negativos, espantam as energias do ódio e da inveja e substituem estas más energias pela paz. Como as energias negativas possuem vibraçoes fortes, acabam secando a arruda e a pimenta. Se isso acontecer, basta substituir estas plantas por outras.

arruda
Fonte da Foto: www.backyardnature.net

01 Passo: Escolha do vaso

Procure utilizar vasos que harmonizem com o ambiente que você pretende colocá-lo. Bacias de plástico, jardineiras ou acrílico sao bons exemplos para este fim. O vaso pode ser raso ou fundo. Vasos rasos não propiciarão grande crescimento das plantas pelo limitante espaço para o desenvolvimento radicular. Vasos mais fundos favorecerão o crescimento das plantas acarretando uma competição entre elas. O ideal é mesclar o tamanho das plantas e trocar a medida que elas crescem desordenadamente.

 manjericão

Fonte da Foto: www.boldsky.com

02 Passo: Escolha das Plantas

As sete ervas são compostas por: Alecrim, manjericão, espada-de-são-jorge, arruda, guiné, pimenta e comigo-ninguém-pode. Todas estas plantas podem crescer em altura se tiverem condições para isso. Porém, quando plantadas juntas, uma acaba limitando o crescimento da outra, mantendo seus tamanhos mais uniformes. É importante escolher mudas de tamanho padrão, para que a competitividade no crescimento nao prejudique aquela que for menor.

 pimenta

Fonte da Foto: www.yelp.com

03 Passo: Substrato de Crescimento

As sete ervas devem ser cultivadas da mesma forma que qualquer outra planta. Porém, como são plantas de crescimento indeterminado plantadas em vaso, devem receber uma atenção especial no substrato de cultivo. O substrato deve ser uma mistura de um Condicionador de Solo "Classe A" com casca de ovo (seca e moída no liquitificador), húmus de minhoca, adubo NPK granulado formulação 04-14-08, cinzas de churrasqueira peneirada, etc. Estas fontes de nutrientes devem ser misturadas e colocadas no vaso acima da camada de drenagem (brita, seixos, manta bidim ou argila expandida).

 comigo-ninguem-pode

Fonte da Foto: www.ourhouseplants.com

04 Passo: Plantio

As mudas devem ser plantadas com o torrão inicial. O torrão protege o sistema radicular e o seu esfarelamento pode quebrar raízes e prejudicar o pegamento das mudas. Para o plantio, deve-se abrir a cova com profundidade e diâmetro um pouco maiores que o tamanho do torrão, colocar a muda, cobrir com o substrato, apertar em volta para firmar. Após o plantio das sete ervas, deve-se molhar o vaso até a água escorrer no fundo.

espada de são jorge

Fonte da Foto: www.plantsrescue.com

05 Passo: Condiçoes ideais de crescimento

Após o plantio das mudas, o vaso deverá ser colocado próximo a uma janela ou um lugar que haja ventilação. Dessa forma, as plantas receberão a luz solar, calor e brisas para crescerem verdes e saudáveis, harmonizando todo o ambiente. É importante molhar o vaso sempre que notar que o substrato está seco. As plantas para terem bons crescimentos e saúde, precisam ser bem alimentadas, faça pulverizações quinzenais com adubos foliares. A água em excesso propicia doenças fúngicas (mela e podridões) e a falta dela propicia o aparecimento de pragas (cochonilhas e pulgões). Para o controle de pragas deve-se utilizar produtos orgânicos. Para o controle de doenças deve ser feita uma substituição da planta doente.

guiné 

Fonte da Foto: www.ppmac.org

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!!!