Artigos Jardinagem

Aprenda a cultivar chuchu em casa

2016-05-16 - 09h00

O chuchuzeiro

Sechium edule é uma hortaliça - fruto, ou seja, um vegetal da categoria dos frutos, conhecido pelos nomes comuns de chuchu, machucho, caiota e pimpinela. Existe em abundância na ilha da Madeira, principalmente junto aos cursos de água. Cresce melhor em clima quente e úmido, sendo que a temperatura ideal para o cultivo é de 18°C a 27°C. A temperatura mínima para o plantio deve ser de 13°C, pois o chuchuzeiro não suporta baixas temperaturas. A melhor época para iniciar um cultivo fica no verão para a região Sul e Sudeste e para a estação das chuvas nas demais regiões. Seus frutos apresentam uma boa variedade de tamanhos, formas e cores. Os cultivares mais comuns têm a forma de uma pêra, com 10 a 20 cm de comprimento e cor verde clara.

variedades chuchu

Fonte da Foto: sechiumcucurbitaceaechayote.blogspot.com

Benefícios do chuchu para a saúde

O chuchu é uma fruta muito nutritiva, possui vitamina C e as do complexo B, minerais como potássio, magnésio, cálcio, fósforo, zinco, ácido fólico e outros. Tem ainda antioxidantes como flavonoides, polifenóis, apigenina e luteolína. Graças ao seu alto teor de fibras é um ótimo aliado de uma dieta de emagrecimento, já que aumenta a saciedade, favorece o bom trânsito intestinal, elimina as toxinas e tem pouquíssimas calorias. As fibras também ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom. O alto percentual de água e potássio e o baixo de sódio fazem do chuchu um alimento diurético que ajuda a fazer o equilíbrio hídrico e manter os níveis controlados da pressão arterial, indicado para quem sofre com pressão alta. Tem baixo índice glicêmico que, associado ao alto teor de fibras, faz dele um bom alimento para diabéticos. Os antioxidantes presentes no alimento combatem os radicais livres, prevenindo doenças relacionadas com o processo oxidativo do corpo, como as cardiovasculares, de ossos, de visão, cerebrais, envelhecimento precoce, etc. Melhora ainda o sistema imunológico e contribui para a beleza da pele, cabelo e unhas. O chuchu deve ser descascado debaixo de água corrente, pois libera um líquido que gruda nas mãos, após lavado deve-se retirar a semente antes de consumir.

beneficios chuchu

Fonte da Foto: www.365wholefoods.blogspot.com

Tratos culturais do chuchuzeiro

1. Formação da muda

A muda do chuchu é o próprio fruto maduro. Após estar maduro ele cai do pé e inicia a formação do umbigo esbranquiçado por onde sai o broto e as raízes. Toda energia, nutrientes e água para o desenvolvimento vegetativo e radicular do broto está no próprio fruto,

 muda de chuchu

Fonte da Foto: www.daleysfruit.com.au

2. Preparo do solo e adubação de plantio

Pouco exigente em solo, sendo inclusive muito tolerante à acidez, o chuchuzeiro tem produtividade mais elevada quando encontra solos com boa fertilidade, drenagem adequada e adubação completa. Para a implantação da cultura, é necessário contar com fósforo em abundância, o que favorece o desenvolvimento das raízes.

chuchu crescendo 

Fonte da Foto: www.interaksyon.com

3. Plantio da muda

A muda de chuchu (fruto com broto) deve ser plantado de cabeça para baixo, ou seja, a parte de baixo do broto (crescimento das raízes) deve ser coberta com a terra (plantio no lugar definitivo) ou substrato (vaso ou sacola plástica) para o perfeito enraizamento. Dessa forma, as raízes irão crescer e arpofundar no solo e o broto poderá se desenvolver livremente. Após o desenvolvimento da rama do chuchuzeiro, deve-se iniciar a irrigaçao e adubaçoes foliares.

plantio chuchu

Fonte da Foto: www.orchideenkultur.net

4. Adubação de crescimento e formaçao da parreira

Preparar a cova de plantio abrindo-se um buraco de cerca de 50 x50 cm (Profundidade x Largura) e preencher com adubo animal de curral bem curtido, cerca de 1 kg por muda, adicionando 100 gramas de adubo NPK formulação 4-14-8 e Condicionador de Solo "Classe A", misturando bem o composto. Colocar o fruto e completar com o Condicionador de Solo. A cada mês repor os nutrientes com o mesmo tipo de mistura recomendada para plantio.

O chuchuzeiro, é uma planta que possui gavinhas em suas ramas. Estas gavinhas são responsáveis pela fixação da rama no tutor (árvores, grade, fios) permitindo uma maior sustentação do peso dos frutos. O tamanho da parreira é difícil de precisar, pois se ramifica muito, mas deve ficar em torno de 6,0 metros de ramo principal. Comercialmente tem uma duração de produção de 3 anos, mas em cultivo caseiro poderá durar muito mais.

parreira de chuchu

Fonte da Foto: forums.gardenweb.com

5. Florescimento e frutificação

As flores do chuchuzeiro são brancas e pequenas, seguidas de frutos ovais, grandes de forma característica, na cor creme, verde-clara ou verde escuro, ambos com polpa dura com mucilagem. Alguns podem ter uma espécie de espinho. Após o plantio do chuchu, são necessários de 80 a 110 dias para começar a colheita. O chuchuzeiro apresenta alta produtividade. A produção inicia com a rama ainda nova até atingir o seu ápice com o crescimento e formação da parreira. É uma planta altamente exigente em água. Cada fruto possui cerca de 94,8% de água na sua composição (94,8 gramas de água para cada 100 gramas de massa fresca do fruto). Além disso, é importante haver uma boa nutrição vegetativa para coibir o abortamento de flores e frutos. Adubos foliares que possuem nitrogênio, potássio e boro em sua composição são ideais para garantir a alta produtividade.

flores chuchu

Fonte da Foto: www.potomitan.info

6. Colheita dos Frutos

Os frutos devem ser colhidos antes de atingirem seu completo amadurecimento. Neste ponto, são grandes, pesados, algumas variedades possuem um tipo de espinho afiado e estrias amarelas ou marrons na casca.

parreira de chuchu

Fonte da Foto: (parreira com chuchu) www.herbgarden.co.za

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais !!!