Artigos Jardinagem

Aprenda em 04 Passos a ter um jardim repleto de pássaros e harmonia

2016-08-31 - 10h00

Aprenda em 04 Passos a ter um jardim repleto de pássaros e harmonia

Pássaros são atraídos por flores, frutas e água disponível. Ter pássaros no nosso lar deixa o ambiente mais harmonioso e relaxante. Um jardim ou quintal com pássaros traz uma sensação de alegria e bem-estar que melhora o stress do dia-a-dia das grandes cidades.

sanhaço

Fonte da Foto: www.flickr.com

Passo 1.: Atraindo pássaros para o jardim

Os pássaros são atraídos por alimentos. Eles vão até o jardim procurando comida e água. O que irá mantê-los no jardim é justamente a oferta dos alimentos. Saiba do que é necessário para atrair e manter os pássaros no jardim:

Comedouro: instale em altura suficiente para que não possa ser acessada por intrusos como cães, gatos, roedores, etc.
Local do comedouro: escolha um local próximo a uma árvore para que os pássaros tenham sombra e um ponto de abrigo;
Oferta de alimentos: uma vez iniciada, a prática de oferecer alimentos não deve ser interrompida abruptamente. Principalmente nas cidades, os visitantes se acostumam com o alimento fácil à disposição e podem sofrer com a falta.
Limpeza do comedouro: higienizar bem o comedouro e eventuais recipientes é muito importante. As garrafinhas com água e açúcar para beija-flores exigem atenção especial. É preciso lavá-las semanalmente com água e cloro, além de trocar a água todos os dias.
Bebedouro: é importante ter água limpa para que os pássaros possam se hidratar.

bebedouro

Fonte da Foto: www.pinterest.com

Passo 2.: O que fornecer aos pássaros

Alpiste: o alpiste é apreciado por diferentes espécies de pássaros e são fáceis de adquirir no mercado. O detalhe é que os pássaros não comem a casca do alpiste que fica espalhada pelo comedouro e pelo chão, é preciso limpá-la para não atrair animais indesejados (roedores);
Sementes: Entre as sementes utilizadas na alimentação de pássaros, temos: milho, painço vermelho, semilha, colza, nabo, trigo, aveia, girassol e linhaça. Existe uma grande quantidade de sementes que podem ser usadas na alimentação das aves, no entanto, você precisa verificar se o consumo delas está apto para a fauna de pássaros nativa da sua região. As sementes é uma espécie de alimento que apresenta um grande teor de gordura, e isso faz com elas se tornem um alimento bastante atrativo para as aves.
Frutas maduras (nem passadas nem verdes): banana, laranja, maçã, mamão, abacate, pitanga, etc. Basta cortar a fruta ao meio, preservando a casca, e colocá-la no comedouro com a polpa voltada para cima. Comece aos poucos para evitar o desperdício, com ¼ de banana ou ¼ de mamão, por exemplo. Isto porque os pássaros podem demorar um pouco para frequentar o seu jardim, mas depois que começarem continuarão por muito tempo. Então insista, limpando o comedouro e trocando a oferta de comida diariamente, mesmo que nenhum pássaro tenha aparecido.

passaros e frutas

Fonte da Foto: www.flick.com

Passo 3.: Como atrair beija-flores

Muitos admiradores de pássaros adoram receber a visita daquele que é símbolo da beleza e simplicidade: o beija-flor. Por isso é comum ver casas decoradas com bebedouros onde essas aves podem se servir tranquilamente. Mas algumas pessoas acreditam que podem estar prejudicando o pássaro colocando água com açúcar para ele beber, porém este é um mito.

Não existe nenhuma constatação científica de que a água açucarada é prejudicial à saúde do beija-flor. Na verdade existe um mito muito difundido de que o uso dos bebedouros com água e açúcar causaria uma doença no bico dos beija-flores, levando-os à morte. Este mito vou quebrado após análise do Médico Sanitarista e Ornitólogo Luiz Fernando de Andrade Figueiredo baseado no estudo do naturalista do Espirito Santo, Augusto Ruschi que se dedicou bastante ao estudo dos beija-flores e foi o criador do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão. Ocorre que Ruschi mantinha beija-flores em cativeiro para estudo e não há informação do tipo de alimento que dava a eles. Provavelmente o suprimento proteico era insuficiente, do que resultava desnutrição nos beija-flores e a consequente queda de sua imunidade. Uma doença muito comum nos indivíduos com imunidade suprimida é a candidíase, uma micose causada pelo fungo Candida albicans, o popular “sapinho” que acomete boca de nenéns. Certamente era essa a doença que afetava os beija-flores de Ruschi. A divulgação disso ganhou uma grande repercussão, mas de forma equivocada, pois as pessoas entenderam que era a água com açúcar dos bebedouros que causava a doença (ou mesmo o fato da água estar deteriorada) e não a deficiência proteica dos beija-flores em cativeiro.

O ideal é atraí-los com espécies floríferas fornecedoras do néctar. São elas: escova-de-garrafa, grevílea-anã (esta planta em flor corresponde ao mesmo que uma garrafinha de água com açúcar por dia. Generosa, ela floresce quase o ano todo), ipê, hibisco, flor-camarão, brinco-de-princesa, sanquésia, entre outras.

beija flor

Fonte da Foto: www.emiliosilveravazquez.com

Passo 4.: Plantio de frutíferas para atrair pássaros

As plantas abaixo são exemplos de frutíferas que atraem as seguintes espécies de pássaros:

Acerola: sanhaços, saíras, sabiás
Abacateiro: sabiás, sanhaços, jacus, pica-paus
Amoreira: sabiás, sanhaços, bem-te-vis, saíras
Bananeira: tico-ticos, sanhaços, sabiás, saíras
Cajueiro: sabiás, sanhaços, saíras, periquitos, papagaios
Caquizeiro: saíras, sabiás, bem-te-vis
Figueira: tucanos, periquitos, jacus tico-ticos, tangarás
Gabirobeira: sanhaços, sabiás, saíras
Goiabeira: periquitos, sanhaços, sabiás, tiés, saíras
Jabuticabeira: periquitos, sanhaços, saíras, sabiás
Mamoeiro: tucanos, sabiás, sanhaços, pica-paus
Pitangueira: sabiás, bem-te-vis, jacus, saíras, arapongas

sabiá

Fonte da Foto: www.panoramio.com

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais !!!