Artigos Jardinagem

Soluções práticas para as plantas

2016-12-07 - 10h00

O que e como usar para ter sucesso no crescimento de plantas?

1. Solo de crescimento de Bonsai

Substrato é um produto utilizado apenas para substituir a terra. Como o Bonsai passa por constantes podas radiculares durante o seu desenvolvimento, o ideal é que, o substrato utilizado como solo de crescimento garanta boa aeração, drenagem e desenvolvimento radicular. Esse substrato deve possuir ½ camada de pedriscos com uma granulometria abaixo de 4 milímetros para impedir a compactação do solo. Deve-se utilizar na mistura do substrato, um condicionador de solo "Classe A", que possua em sua composição turfa (mesma granulometria aos pedriscos), esterco e nutrientes minerais (fósforo, cálcio, magnésio, potássio, etc.), para dar uma melhor condição ao crescimento das plantas. O substrato deve ser aplicado após a tela de drenagem deixando o arame exposto para amarração do torrão da planta. Um produto que se adequa muito bem a este substrato é o Azet - Fertilizante Orgânico Composto "Classe A" da empresa Neudorff, disponível no mix de produtos da Terral. O Azet pode ser misturado aos pedriscos e utilizado diretamente no plantio do bonsai, sem a necessidade de misturas com outros produtos. Embora na embalagem conste que ele é um Fertilizante, a sua composição nutricional é muito baixa, evitando-se assim, quaisquer riscos de queima de raízes ou folhas.

 bonsai AzetFonte da Foto: www.bonsai4me.com

2. Adubação Foliar Orgânica

As plantas necessitam de nutrientes para o seu desenvolvimento saudável e produção de flores e frutos. Dessa forma, a grande maioria apresenta respostas satisfatórias quando nutridas adequadamente, . O uso de adubos orgânicos misturados ao solo de crescimento ou aplicados via Foliar é benéfico para toda a planta. Para a cobertura pós-colheita, faça uma reposição nutricional utilizando um adubo organomineral nas folhas. Os nutrientes veiculados com uma fonte orgânica sao absorvidos mais rapidamente pelas folhas e raízes. Assim a reposição nutricional do adubo manterá o rebrote foliar sem perdas após o corte das folhas (redução da área foliar responsável pela fotossíntese da planta), produção e queda das flores e colheita dos frutos. Um dos produtos organomineral disponíveis no mercado é o Azet - Fertilizante Organomineral "Classe A" da empresa Neudorff, disponível no mix de produtos da Terral. Possui praticidade na aplicação e alto rendimento de uso.

adubação azetFonte da Foto: www.youtube.com

3. Enraizamento de plantas

As raízes das plantas não servem apenas para sustentá-las no solo, elas também possuem funções de absorção de água e nutrientes. Alguns nutrientes só são utilizados no órgão que são absorvidos (raízes), apresentando dessa forma, uma deficiencia nos outros órgãos (folhas e frutos, por exemplo). A adubação de plantas deve ser completa, abrangendo nao apenas as folhas como as raízes também. A relação é diretamente proporcional, ou seja, quanto maior a quantidade de raízes na planta, maior o seu desenvolvimento e aceleração do crescimento. No mix da Biofert possui um fertilizante específico para o crescimento das raízes. sendo que a aplicação deve ser em toda a planta (molhando folhas e solo), este produto é o Biofert Raiz, como o próprio nome diz, é um enraizador nutricional para as plantas. Deve ser aplicado após o plantio das mudas no solo (chão ou vaso).

Biofert raizFonte da Foto: www.inhabitat.com

4. Controle de pragas

Lesmicida orgânico

Com a chegada das chuvas temos o aumento do ataque de pragas, como lesmas, caramujos e caracóis. São pragas altamente eficientes na alimentação de hortaliças e plantas ornamentais. Uma lesma possui a capacidade de acabar com 1 pé de alface em uma noite. Imagina várias destas pragas em nosso jardim. Mas como resolver o problema sem utilizar agrotóxicos para isso? Simples, através de um lesmicida orgânico que chegou recentemente ao mercado brasileiro, este produto se chama Ferramol e é da empresa alemã Neudorff, compõe o mix de produtos da Terral. Veio para Minas Gerais através de uma parceria firmada entre as duas empresas em 2015.

lesmicidaFonte da Foto: www.countrysidenetwork.com

Controle de Insetos

É chegada a hora da colheita de frutos adocicados, como manga, goiaba, uva, citrus, pinha, jabuticaba, etc., mas o que fazer quando ao abrir estes frutos, notar uma podridão interna ou várias larvas dentro? Embora o dito popular diz que, "bicho de goiaba, goiaba é", não é tão simples comer um fruto assim. Para solucionar o incoveniente, a Terral, distribuidor dos produtos da Empresa Alemã Neudorff traz para o mercado mais duas novindades: as armadilhas para captura de insetos: a Placa e a Permant para controle e captura da mosca das frutas.

A Armadilha Amarela nada mais é que uma placa com cola que possui uma coloração amarelada atrativa para os insetos. Ela pode ser dependurada no pomar ou colocada em vasos individuais, com grande abrangencia de captura de insetos e, principalmente, a espécie Anastrepha obliqua ou mosca-das-frutas, como é conhecida popularmente. Após a placa estar completamente preenchida pelos insetos, a mesma deve ser substituída por uma nova para manter o controle das pragas.

placa amarelaFonte da Foto: www.pinterest.com

A Permanent Armadilha de Moscas-das-frutas é uma armadilha de alta eficiência no combate à esta praga, principal causadora das frutas bichadas. As Moscas-das-frutas são atraídas pela cor amarela da Armadilha e pelo cheiro do atrativo alimentar. Quando pousam, logo encontram a entrada no centro da parte inferior da Armadilha. Depois de entrar na Armadilha, as moscas se afogam ao se alimentar do líquido localizado em seu interior. O atrativo alimentar não contém inseticida e não é tóxico. A entrada embaixo da Armadilha é dificilmente encontrada pelas borboletas e abelhas. Com o uso desta armadilha tira-se a necessidade de uso indiscriminado dos agrotóxicos para o controle da praga e garante, de forma orgânica, a produção de frutos adocicados e aptos ao consumo e mercado.

permanenteFonte da Foto: www.terral.agr.br

permanente1Fonte da Foto: www.neudorff.de

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais !!!