Artigos Jardinagem

Terra, Substrato ou Condicionador. O que é melhor para sua planta no replantio?

2015-04-14 - 12h04

Replantio – O que usar?

 

Uma das maiores dúvidas quando adquirimos uma nova planta é se devemos ou não replantar e, se sim, no que replantar? Terra pura? Terra vegetal? Substratos ou condicionadores de Solo? Então, juntos vamos sanar essas dúvidas?

 1. O que é terra?

Terra é todo aquele material que envolve as raízes das plantas no ambiente natural, é o solo onde as plantas crescem. É composta pela decomposição das rochas (o que leva-se milhares de anos e, libera para o solo e plantas, nutrientes da rocha original), matéria orgânica (decomposição de plantas e restos de animais), água, ar e vida (insetos, microorganismos, minhocas, etc.). O que diferencia uma terra boa de uma ruim é o seu teor de Matéria Orgânica, quanto maior, melhor o desenvolvimento das plantas.

 Terra

Fonte da Foto: www.windsorstar.com

 

2. O que é terra vegetal?

Terra vegetal é a mistura da terra com uma fonte de matéria-orgânica, essa mistura pode ser natural, caracterizando solos escuros (maiores fontes de matéria orgânica) ou comercial, adição de matéria-orgânica (turfa, esterco, etc.) à fonte de terra. É importante saber que, seja natural ou comercial, a terra vegetal possui nutrientes importantes para o crescimento radicular. No entanto, se ela não for de boa qualidade, corre-se o risco desse material ser fonte de contaminantes (pragas do solo e plantas daninhas) o que prejudicará o desenvolvimento das plantas.

 Terra Vegetal

Fonte da Foto: www.morgansupplies.co.uk

3. O que é composto orgânico?

Composto orgânico é a decomposição natural de fontes de matéria-orgânica, como por exemplo, restos de alimentos (frutas, verduras, hortaliças, etc.), palhadas de plantas (milho, cana, arroz, etc), tortas vegetais (mamona, algodão, etc.), etc. Esse composto passa por um processo de fermentação, com adição de umidade, misturas constantes e por fim, estabilização da temperatura para liberação de uso. É uma fonte rica em nutrientes, porém em baixos percentuais, pois a liberação se dá pela atividade dos microorganismos contidos no composto. Este material deve seru usado em mistura com a terra do vaso.

 Composto Organico

Fonte da Foto: www.lounge.obviousmag.org

4. O que é substrato?

Substrato é tudo aquilo que é utilizado para substituir a terra por um rápido período de tempo, pois são feitos de produtos inertes ou que não possuem liberação de nutrientes, são materiais porosos e nao retém umidade. Algumas marcas comerciais adicionam fontes de nutrientes a estes produtos, porém, como a durabilidade das plantas que se desenvolvem em substratos é rápida, geralmente de 15 a 30 dias, não dá tempo das plantas absorverem estes nutrientes, sendo que, os mesmos são lixiviados (descem com a água) durante a irrigação dos vasos e bandejas de mudas devido à alta porosidade dos substratos.

A maioria dos vasos de plantas comercializados são desenvolvidos em substratos. Nos viveiros de produção, as plantas crescem no substrato com a ajuda de fertirrigação (irrigação que veicula nutrientes na água) e com isso as plantas crescem de forma saudável. No entanto, após saírem deste sistema, conseguem sobreviver por, no máximo 15 dias, pois não possuem na água, os nutrientes necessários para sobreviverem sozinhas. É uma forma de atrair novas vendas, pois como não é feito o replantio e os vasos sempre morrem, as pessoas tendem a comprar cada vez mais.

 Substrato

Fonte da Foto: www.theguardian.com

 

5. O que são Condicionadores de solo?

São produtos que dão excelentes condições ao solo para crescimento das plantas. À medida que as plantas crescem elas absorvem os nutrientes do solo de origem, porém estes percentuais de nutrientes são muito baixos e, como que, para cada ciclo da planta é preciso uma quantidade alta de certos nutrientes, esses elementos devem ser constantemente repostos. Além disso, algumas partes das plantas, como as raízes, necessitam de nutrientes que são denominados imóveis nas plantas, ou seja, são utilizados apenas nos pontos de absorção. Se o mesmo for aplicado de forma foliar, a deficiência irá aparecer nas raízes e vice versa. Além disso, os condicionadores são ricos em matéria-orgânica, quanto maior o teor de matéria-orgânica de um produto, maior será a sua capacidade de retenção de umidade e disponibilização dessa umidade para a absorção radicular dos nutrientes do solo.

Por isso os condicionadores são importantes para suprir os nutrientes do solo e consequentemente, dar condições ao crescimento sadio das plantas.

Condicionador de Solo

Fonte da Foto: www.abbeylawnturf.co.uk

 

 6. Qual produto é ideal para o replantio de vasos de flores?

O produto ideal é aquele que possua nutrientes, matéria-orgânica e boa capacidade de reter umidade em sua composição. E que permita que a planta cresça sem que haja a necessidade de mexer no seu sistema radicular. Dentro das explicações, o produto que mais se adequa a esse uso, sao os condicionadores de solo.

Produto ideal replantio

Fonte da Foto: www.deepnaturegardens.com